Festival de Cinema de Montes Claros: As Origens

Written by admin on August 4, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

A tradição brasileira (ao nível político, econômico, sociológico e cultural) leva a que determinadas iniciativas sejam centralizadas nos grandes centros urbanos e nas maiores metrópoles. Se as capitais estaduais conseguem, atualmente, lançActive-Vistaar festivais, mostras ou até iniciativas de caráter político de modo a conseguir um certo grau de autonomia em relação a São Paulo ou ao Rio, para outras cidades isso é mais difícil.

No entanto, as iniciativas não pararam de surgir. Tal como Paraty/RJ lançou a Festa Literária Internacional, como Ponta Grossa/PR que lançou um festival literário e outro de música, e Maringá/PR que surgiu com o seu Fest Cine, Montes Claros apostou igualmente no cinema.

Cinema Comentado

Seria injusto, porém, falar do cinema em Montes Claros sem mencionar o Cinema Comentado, que desde 2003 começou trazendo os montes-clarenses às salas e impulsionou os debates em torno dos filmes, procurando ir além da oferta comercial.

Além dos filmes, o Cinema Comentado promoveu outras iniciativas como o projeto Cinema e Comunidade. Este projeto consistiu na realização de oficinas nas cidades de Matias Cardoso e Manga, ambas também no norte de Minas. Os temas das oficinas incluíram a elaboração de roteiros, a produção de filmes e também a história do cinema.

Do Cinema Comentado ao Festival

O projeto começou com as sessões de cinema aos sábados e não deixou de evoluir e crescer. Em 2004, Elpídio Rocha começou ajudando na coordenação dos debates após o filme, e a partir de 2005 a Secretaria Municipal de Cultura deu uma mão, “patrocinando” o projeto com uma sala de 186 lugares para exibição dos filmes. Em 2006, a Associação Educativa do Brasil, primeiro, e a Associação Curta Minas, depois, se associaram ao projeto.

Tudo isso levou a que o passo seguinte tenha sido a concretização do primeiro festival, em 2007, que contou com cerca de 6000 espectadores, no total.

No Comments on Festival de Cinema de Montes Claros: As Origens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *