Festival de Cinema de Montes Claros em 2007

Written by admin on August 8, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

A primeira edição do Festival de Cinema de Montes Claros aconteceu em janeiro de 2007. A ideia surgiu culminando o esforço do projeto Cinema Comentado, que vinha conseguindo trazer cerca de 100 pessoas em cada sábado para ver e debater filmes, pelo verdadeiro prazer do cinema.

Tema: a “Retoencontro-de-cinema-negro-brasil-africa-e-caribe-2015mada”

O tema do festival, que ainda não tinha caráter de competição era “10 Anos de Retomada do Cinema Brasileiro”, assinalando as alterações legislativas e consequente novo dinamismo, marcando o cinema do Brasil a partir da década de 90. Num período anterior, a relevância nacional e internacional de obras como “Cidade de Deus” ou “Carandiru” não teria sido possível.

Fórum Educação e Cinema

A primeira edição do festival contou também com várias palestras, respeitando a tradição do Cinema Comentado de deixar as pessoas falar, debater e refletir sobre o cinema enquanto fenômeno. Foram abordados temas como a “Evolução Estética e Histórica do Cinema” ou a relação entre o cinema e a educação, com peritos locais (nomeadamente o professor Elpídio Rocha).

Filmes

A programação variada refletia também a preocupação de mostrar o melhor do cinema, em todas as suas possibilidades. Os espectadores puderam ver documentários, como:

  • O Fim e o Princípio (Eduardo Coutinho)
  • Rio de Jano (Anna Azevedo, Eduardo S. Lima e Renata Baldi)

Mas também dramas:

  • Vida de Menina (Helena Solberg)
  • O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger)
  • Árido Movie (Lírio Ferreira)

Nem sequer faltaram comédias, como foi o caso de Narradores de Javé, com realização de Eliane Caffé.

Outros shows

Além dos filmes e da reflexão sobre o cinema, a primeira edição do festival já mostrava a preocupação em se tornar um evento de dinamização cultural, o mais alargado possível. Os shows de música incluíram uma roda de choro com Luciano Cândido, Tavinho Moura, Deborah Rosa e as Vozes de Lá.

No Comments on Festival de Cinema de Montes Claros em 2007

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *