Festival de Cinema de Montes Claros em 2011

Written by admin on August 7, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

A segunda edição do Festival de Cinema montes-clarense chegou em 2011, entre 17 e 22 de maio. Dessa vez, o festival se mostrou numa fase mais madura, já com a Mostra Competitiva de Curtas e Longas Metragens, convidados especiais, debates e oficinas, bem como a “Mostra Digital Norte Mineira” e os filmes infantis.

“As Melhores Coisas do Mundo”

O filme de Laídownload (19)s Bodanzky, lançado em 2010, foi um dos pontos altos desta edição do festival de Montes Claros. O filme tem como tema a adolescência e todas as dúvidas, emoções e reações que este período de transição entre a infância e a vida adulta traz a um jovem de classe média de São Paulo. O protagonista (Pedro, na trama) foi interpretado por Fiuk (Bernardo Oliveira, na novela Malhação.)

Animação: “Brasil Animado”

Em 2011, Mariana Caltabiano vinha demonstrar que era sim possível fazer cinema de animação em terras tupiniquins. Foi o primeiro filme brasileiro feito totalmente com tecnologia 3D e combinou animação com cenários realistas, como aconteceu com clássicos como “Uma Cilada para Roger Rabbit.”

Curta: “Fantasmas”

Entre os curtas do festival, se destacou “Fantasmas”, dirigido por André Novais Oliveira. O curta foi um dos mais premiados da história recente do cinema brasileiro, tendo conseguido 15 prêmios de destaque só em 2010. Entre essas distinções se encontram cinco prémios de Melhor Filme (Mostra Miau, Panorama Internacional Coisa de Cinema, PUTZ, e ainda Júri ABD-APCI e Crítica no Janela Internacional de Cinema do Recife) e diversas menções honrosas (Mostra do Filme Livre, Festival Internacional de Curtas do Rio, etc.)

Oficinas

O festival assistiu à realização de duas oficinas:

  • Roteiro, com Di Moretti;
  • Interpretação, com Mallu Moraes.

Di Moretti já construiu um “curriculum” muito interessante enquanto roteirista, tendo assinado “Latitude Zero”, “Filhas do Vento” ou “A Última Estação”. Quanto a Mallu Moraes, é uma atriz com um percurso perfeitamente reconhecido entre os brasileiros.

No Comments on Festival de Cinema de Montes Claros em 2011

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *