Festival de Cinema de Montes Claros em 2012

Written by admin on August 6, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

A terceira edição do Festival de Cinema de Montes Claros aconteceu em 2012, entre os dias 22 e 27 de maio. Os espectadores puderam se dividir entre os vários motivos de interesse:

  • Mostra Competitiva de Curtas e Longas
  • Mostra Digital Norte Mineira
  • Cine Bate-papo
  • Mostra Infantil

Vários nomes importa59cf9731236803.564a676a92056ntes do cinema brasileiro viajaram até ao norte de Minas para participar no evento, demonstrando dessa forma o grau de seriedade e relevância cultural do mesmo. Douglas Rezende, Alberto Graça, Cacá Carvalho, Leonardo Cata Preta e Jackson Antunes foram alguns dos presentes.

Na Mostra Competitiva de Curtas e Longas, os vencedores foram os seguintes, segundo a categoria respetiva:

  • Longas

“Girimunho”, de Clarissa Campolina e Helvécio Martins Jr., conta uma história situada no sertão de Minas, onde duas mulheres enfrentam os obstáculos que o ciclo da vida lhes põe no caminho.

  • Curtas

“Qual queijo você quer?”, de Cintia Domit Bittar, é uma comédia onde um simples pedido de queijo, de um marido para sua esposa, vai abrir a porta para uma longa discussão sobre uma vida que passou e sonhos não realizados.

O festival foi aclamado como um sucesso por todos seus principais intervenientes. O secretário de cultura de Montes Claros à época, Hamilton Trindade, declarava que o festival já fazia parte do “roteiro da arte em Montes Claros” e que deveria continuar existindo. Sérgio Diniz, gestor do Festival, se mostrava orgulhoso com as “salas cheias” que o evento apresentava ao longo de praticamente todos os seis dias de mostras de filmes.

Além disso, o número de inscrições de filmes para a Mostra Digital Norte Mineira aumentara de 9 para 25, em relação ao ano anterior, o que mostrava bem o dinamismo do festival.

Vale acrescentar que o patrocínio desta edição do festival não veio apenas da prefeitura, mas também de entidades como o Banco do Nordeste do Brasil, as Linhas Aéreas Azul, a Fujifilm Brasil ou a Petrobras. Esses apoios mostravam que não era um evento que se esgotasse na iniciativa local, mas sim algo culturalmente relevante para toda a região e até a nível nacional.

No Comments on Festival de Cinema de Montes Claros em 2012

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *