História do Cinema no Brasil

Written by admin on August 5, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

O cinema brasileiro apresenta uma história longa e riquíssima. Contudo, a influência cultural do cinema estrangeiro, principalmente dos filmes estadunidenses de Hdownload (18)ollywood, sempre condicionou a evolução do cinema do Brasil enquanto referência estética e cultural.

Logo em 1896, a elite do Rio de Janeiro parou para ver a novidade que chegava da Europa, através de um empreendedor belga que exibia pequenos “clips” de 1 minuto. E logo em 1908 já haveria duas dezenas de salas exibindo filmes no Rio.

No início do século XX, surgem os primeiros filmes “cantados”, onde os cantores faziam a dublagem de suas próprias imagens (pois o cinema ainda não tinha som). Contudo, logo após 1911 surgiram os primeiros empresários estadunidenses, que em breve dominariam o mercado nacional. Nos anos 40, a esmagadora maioria dos filmes exibidos no Brasil vinha de Hollywood.

Cinema Novo

Ao longo dos anos 50, surge um movimento que questiona as tentativas do cinema brasileiro de imitar Hollywood e aponta ao neo-realismo italiano. São deste período grandes filmes como “Rio, 40 Graus” (1955) e “O Pagador de Promessas” (1962); este último venceria a Palma de Ouro do Festival de Cannes (França).

Ditadura Militar

Os anos de ditadura militar trouxeram o controle da indústria cinematográfica pelo Estado e o estabelecimento de uma empresa pública, a Embrafilme, para a produção de filmes financiados pelo governo. Ao longo dos anos 70 e 80, os realizadores se distanciaram do “cinemanovismo” e se dedicaram a conquistar o mercado, com títulos como “”Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976) ou “Eu Te Amo” (1981).

Retomada

Com a saída do presidente Collor de Melo, surge um novo cenário tendente à produção de filmes, com a Lei do Audiovisual (presidência FHC), uma visão do cinema enquanto produto de massas e uma aposta da Globo, enquanto gigante de mídia, com a Globo Filmes. “Cidade de Deus”, “Carandiru” e “Tropa de Elite”, já em nosso século XXI, vieram provar que o cinema brasileiro poderia associar sucesso de bilheteria e relevância cultural, e até algum destaque internacional.

No Comments on História do Cinema no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *