Montes Claros Verá o Regresso de Seu Festival de Cinema?

Written by admin on August 9, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

O Festival de Cinema de Montes Claros se suspendeu depois de 2012, tendo em atenção não só as dificuldades locais mas também a deterioração da situação econômica no Brasil. O Cinema Comentado continuou organizando as Mostras de Cinema, que no entanto se suspenderam, retirando dessa forma Montes Claros dos roteiros culturais dos cinéfilos.

No momento atual não existe informação de quando poderá o festival regressar. O cenário de crise econômica no qual o país está mergulhado, e que tem atingido não só as pessoas, em suas bolsas, mas também o setor do cinema enquanto indústria, não ajudam ao surgimento de patrocínios, à mobilização de atores e roteiristas

A iniciativa cultural

Ainda que o festival de cinema não volte, pelo menos no futuro mais imediato, o mais importante é que as pessoas possam se reunir para ver cinema, para assistir a bons filmes e que possam partilhar essas experiências.

Como se falou noutro ponto deste site, o cinema vive um momento de transição e de mudança, entre um passado que está desaparecendo e um futuro que ainda não se sabe como será.

Nesse sentido, basta que o mesmo espírito de amor ao cinema, de partilha e de comunidade que esteve na base do surgimento do projeto Cinema Comentado, em 2003, continue vivo entre os montes-clarenses de boa vontade.

Belo Horizonte: concorrência ou cooperação?

A existência do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte poderia levar a pensar que não há espaço para dois festivais de cinema em Minas Gerais. Contudo, a tradição de Montes Claros aponta num sentido diferente; os festivais montes-clarenses se apresentaram como eventos mais alargados, com curtas, longas, animação, o lado da competição e o lado do debate e das oficinas.belo-horizonte-international-short-film-festival-2002

Será possível imaginar algum tipo de colaboração entre Belo Horizonte e Montes Claros de modo a fazer renascer a dinâmica no norte de Minas? Recorde-se que a Associação Curta Minas colaborou, em tempos, com o Cinema Comentado.

No Comments on Montes Claros Verá o Regresso de Seu Festival de Cinema?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *