O Cinema Brasileiro na Atualidade: Que futuro?

Written by admin on August 10, 2016 Categories: Festival de Cinema de Montes Claros

No momento atual, o cinema no Brasil vive um ponto de viragem em relação aos tempos dinâmicos da retomada. Existem duas grandes razões para isso: a crise e a tecnologia.

Mudanças tecnológicas: a internet e o Netflix

O clássico debate em images (3)torno do que pode o governo fazer para suportar a “invasão” de filmes de Hollywood está se tornando obsoleto, por conta da nova tecnologia. Na verdade, nos Estados Unidos, a toda-poderosa indústria vem enfrentando tempos difíceis, com diminuição dos números de espectadores nas salas de cinema, nos “States” e no resto do mundo.

Primeiro foram os “downloads” ilegais que levaram milhões a poupar uns cobres em bilhetes e pipocas assistindo o filme em seu computador. Mais recentemente, serviços como o Netflix estão levando as pessoas a consumir os conteúdos que querem em cada momento, e sem sair de casa.

Consequência disso foi a subida de qualidade dos seriados de TV, que adotaram qualidade “cinematográfica”, enquanto as salas de cinema passaram a exibir quase só filmes de animação infantil (de grande qualidade, como da Pixar), “blockbusters” e sequelas de filmes antigos.

Crise econômica

O outro aspeto determinante é a crise que está se abatendo sobre a economia brasileira. Como em outros períodos da história do cinema, a falta de dinheiro leva as pessoas a esquecer a hipótese de pegar um cineminha para uma saída ou como diversão. A mesma falta de dinheiro condiciona as possibilidades dos realizadores e diretores, quer por saberem que dificilmente terão retorno, quer por ser mais difícil conseguir financiamento público.

Netflix: a salvação?

Em entrevista à “O Globo” em janeiro de 2016, Ted Sarandos, executivo-chefe de conteúdo do Netflix, afirmou a intenção da gigante estadunidense de investir na produção de cinema no Brasil. É cedo para dizer que a solução está aqui, mas é um dos caminhos possíveis, pois o Netflix representa o futuro, e não o passado.

No Comments on O Cinema Brasileiro na Atualidade: Que futuro?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *